tipo de reprodução assexuada e sexuada


Reprodução

Em Biologia, a reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes. Portanto, o mecanismo reprodutivo é importante principalmente para dar continuidade às espécies e aumentar o número de indivíduos.

Esse processo de replicação é vital e pode ocorrer de diversas maneiras nas mais diferentes formas de vida. Com isso, pode-se originar organismos geneticamente idênticos ou com características herdadas de seus progenitores.

Tipos de reprodução

Os diferentes tipos de reprodução são inseridos em dois grandes grupos: reprodução sexuada e assexuada.

Reprodução assexuada

A reprodução assexuada ocorre a partir de apenas um ser vivo e forma descendentes geneticamente idênticos, ou seja, clones.

Basicamente, uma célula, uma parte do corpo ou o próprio indivíduo se divide para gerar um novo ser. Esse processo é mais simples e mais rápido que a reprodução sexuada.

Esse único ser parental pode se reproduzir por:

  • Esporulação: os esporos, células reprodutoras especializadas, são liberadas e em condições ambientes favoráveis desenvolvem um novo ser
  • Brotamento: brotos são formados na superfície do ser vivo e se separa do corpo para produzir o novo organismo
  • Fragmentação: uma parte do indivíduo se separa do seu corpo e a partir dele surge um novo organismo
  • Divisão binária: um ser se divide ao meio e origina dois descentes, mas para isso ele deixa de existir

Reprodução sexuada

A principal característica desse tipo de reprodução é a variabilidade genética dos descendentes e é observado na maioria dos animais e em algumas espécies de plantas. Para isso ocorrer é necessário as células reprodutivas dos indivíduos, masculino e feminino, se encontrem.


Exemplos de reprodução

Embora os dois grandes grupos dos meios de reprodução sejam sexuada e assexuada, os seres vivos apresentam algumas diferenças ao gerar seus descendentes. Confira alguns exemplos.

Reprodução assexuada

Os animais realizam reprodução sexuada e assexuada. Por exemplo, a estrela-do-mar é um animal equinoderme que se reproduz por fragmentação, que é um processo assexuado. Na reprodução sexuada, a fecundação para gerar indivíduos pode ser interna ou externa. A fecundação interna ocorre no interior do corpo, enquanto a externa é realizada em ambiente propício.

Os espermatozoides, células sexuais dos machos, são liberados dos seus órgãos genitais ou copuladores para o interior do corpo da fêmea.


Os protozoários se reproduzem de forma sexuada e assexuada. A reprodução assexuada é a que comumente ocorre nesses organismos e os mecanismos são divisão binária, onde uma célula se divide gerando duas células idênticas, e divisão múltipla, que consiste em muitas divisões celulares, mitose, multiplicando o núcleo e gerando novas células.

A reprodução sexuada ocorre na conjugação realizada por paramécios, que consiste na troca de material genético entre dois indivíduos.

Reprodução dos vírus

Os vírus para se reproduzirem precisam se instalar em uma célula para utilizar seus recursos, por isso são parasitas intracelulares obrigatórios. Esses organismos podem romper a parede de uma célula, entrarem e se replicar ou também apenas injetarem seu genoma na célula hospedeira.


link


you tube

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de Mendel (o pai da genética)

patogênese e polibrionia